brincadeira-balao

Cinco Brincadeiras com Balões

Um material que sempre utilizo nas minhas atividades de recreação é o balão. Gosto de trabalhar com bexigas porque elas, praticamente, têm a mesma versatilidade da bola, porém com um risco menor de machucar alguém ou de quebrar alguma coisa dentro da casa. O que me motiva a usar as bexigas na recreação é que elas são o brinquedo que melhor representa a infância. É só dar um balão para uma criança – ou um adulto – de qualquer idade que o mesmo já começa a brincar com ele quase que intuitivamente.  Fiz uns balões com a marca do Nosso Clubinho que uso como uma forma de cartão de visita e ando sempre com alguns junto comigo. As crianças sempre me pedem para brincar com eles e sempre se divertem com as brincadeiras que faço com as bolas de ar. Confira algumas brincadeiras com bexigas.

1. BRINCAR DE ENCHER BALÕES

Brincar de encher balões é bastante benéfico para a garotada. Esta atividade pode contribuir bastante para o sistema respiratório e vocal. Deixar a criança encher seu próprio balão contribui para aumentar a capacidade pulmonar, exercita o diafragma, os lábios e é bom contra dispnéia. Obviamente, esta atividade deve ser supervisionada por adultos, principalmente se a criançada for menor de oito anos.

A brincadeira mais comum é a bola com a boca que consiste, basicamente, em encher a bexiga até ela estourar. Ganha quem estourar a bexiga primeiro. É uma brincadeira que pode ter certa resistência de alguma ou outra criança que tem fobia com o estouro da bola. Tem uma música da Xuxa bastante indicada para animar esta brincadeira.

2. VOLEI BALÃO

Esta é a minha atividade que utilizo como um quebra gelo, pois posso brincar apenas com uma criança (sendo eu um dos participantes da brincadeira) e em qualquer lugar. Pode-se delimitar a área com uma cadeira ou fazer uma delimitação imaginária. Pega-se um balão e joga-se com os lances de uma partida de vôlei tradicional. O objetivo é não deixar a bexiga cair no chão, pois se deixar cair, perde pontos. Você pode ir adicionando mais balões durante a partida, deixando a brincadeira mais divertida e desafiadora.

3. TÊNIS BALÃO

É bastante semelhante a brincadeira anterior, porém, utiliza-se uma raquete de ping pong para brincar. É possível que própria criança faça as raquetes, mas optei por comprar umas raquetes apropriadas para o tênis de mesa. Pode-se começar com um balão e ir acrescentando mais, como o vôlei-balão.

4. O MESTRE MANDOU

Esta é uma das minhas brincadeiras campeã de audiência. A brincadeira consiste, basicamente, brincar com o balão utilizando uma parte do corpo pré combinada. Pode-se jogar o balão com uma perna, com a cabeça, com o joelho, apenas com um dedindo e etc. Conforme a brincadeira for avançando, é possível criar sequências de lance com a bexiga.