brincadeira-2-anos

Brincadeiras Para Crianças De 2 Anos

Costumo dizer que a melhor maneira de brincar com crianças de dois anos é o que chamo de bagunça organizada. A criança nesta faixa etária está deixando de ser um bebê para se tornar um homenzinho ou uma mocinha, sendo possível notar mudanças físicas e psicológicas. Já possui autonomia, porém, às vezes, pode fazer dengue para ir para o colo da mamãe ou do papai. É um período bastante movimentado na vida dela, pois aprenderá habilidades que serão utilizadas durante toda a sua vida.

O fato é que esta criança tem um novo mundo de possibilidades pela frente, tudo para ela é novidade e ela quer explorar este novo universo. Ao brincar com a meninada desta idade, opte por brincadeiras que trabalhem com a coordenação motora grossa e fina, de preferência com poucas (ou nenhuma) regras. Isso quer dizer que elas tendem a não obedecer a regras das brincadeiras, tornando inapropriado algumas brincadeiras tradicionais. É provável que elas consigam participar de algumas atividades bastante regradas, porém não fique brabo se isso não acontecer porque é normal.

ESCALAR

 Para crianças pequenas, tudo é uma verdadeira aventura. A energia delas é tão grande que gostam de correr e pular o tempo todo. Um dia desses, estava caminhando no parque e vi um menino nesta faixa etária com tanta energia, mas tanta energia que não parava de dar pequenos pulinhos enquanto a mãe dele tirava as coisas do carro (o que foi muito fofo e hilário)

Uma ideia de brincadeira bem simples de ser feita é transformando a sua sala em uma corrida de obstáculos. Ela pode escalar o sofá, subindo-o e descendo várias vezes seguida. Você pode colocar algumas almofadas no chão para que ela possa pular e sentir aquele friozinho na barriga enquanto cai com segurança nas almofadas. Obviamente, é necessária a supervisão de um adulto para evitar um provável acidente. Também, é possível pegar umas almofadas e fazer um amontoado para que a garotada brinque de escalar.

RASGAR E AMASSAR

Crianças de dois anos também adoram amassar e rasgar coisas. Dar aquele panfleto de supermercado ou aquela revista antiga e deixar que seu filho (ou aluno) amasse e rasgue a vontade pode ser um ótimo exercício para a coordenação motora fina. Elas gostam tanto deste tipo de atividade que  não é estranho se as vezes eles peguem o que não devem pegar para rasgar.

Brincar de rasgar papéis

Brincar de rasgar papéis

Outra sugestão bastante bacana é deixar a criança participar da preparação do almoço ou do jantar. Ela pode, por exemplo, amassar a massa de pão ou ajudar a fazer um delicioso purê de batatas. Além de trabalhar a motricidade fina, cozinhar pode colaborar para o trabalho de várias habilidades importantes.

FAZER ARTE

Fazer arte é a atividade favorita de toda criança, independente de qual seja o sentido (risos). Pode-se fazer uma simples colagem usando revistas e jornais velhos ou até mesmo brincar com pintura de dedo. Nesta segunda opção, é mais provável que a garotada goste mais de sentir a tinta em seus dedos do que fazer a pintura. Sem falar que este tipo de atividade possibilita surgir esse tipo de foto que acho muito legal:

Você pode aproveitar a pintura de dedo para tirar fotos como essa.

Você pode aproveitar a pintura de dedo para tirar fotos como essa.

Outra atividade bastante interessante é fazer colagem com bolinhas de papel crepe. A criança pode pintar o próprio desenho ou você pode pegar um pronto na internet.

Deixe uma resposta