slider-desenho-brinc

Brincadeiras com Desenho

Desde os rabiscos despretensiosos no início da infância até os desenhos mais elaborados na fase perto da pré-adolescência, desenhar e colorir são as atividades prediletas da criançada. O desenho é bastante importante para o desenvolvimento dos pequenos, pois ajuda a desenvolver a percepção, emoção e a inteligência. Conforme a criança vai crescendo, os desenhos começam a ganhar mais detalhes e ganham importância dentro do círculo social da garotada, pois é a partir dos oito anos que elas começam a reconhecer os colegas que sabem ou não desenhar bem. É nesta fase que o desenho deixa de ser uma atividade rotineira para se transformar num hobby para a meninada. Também, é nesta idade que a garotada deixa de gostar de desenhar caso ela não se sinta apta para tal atividade.

Nas minhas oficinas de desenho, atendo, praticamente, crianças com idades a partir de sete anos. Realizo desenhos passo a passo com o objetivo de melhorar a coordenação motora e tirar o aluno da sua zona de conforto, pois, assim, elas desenham traços um pouco mais elaborados que exigem um pouco mais da coordenação motora fina. Porém, sempre incluo atividades recreativas juntamente com as aulas, tornando as atividades mais motivadoras para os meus pequenos alunos.

desenho-cabeca

1) DESENHAR COM A CABEÇA

Quem disse que é possível desenhar apenas com as mãos? É possível também utilizar outras partes do corpo para esta finalidade. Uma das partes prediletas dos meus alunos é desenhar com a cabeça. Pegue um boné velho e cole um canetão na aba do mesmo com durex. Pode-se desenhar no quadro branco, no espelho ou colar folhas na parede para esta finalidade. Parece ser fácil, porém desenhar com a cabeça se torna uma atividade bastante desafiadora e divertida.

desenho-pe

2) DESENHAR COM O PÉ

Além da cabeça, o desenho com o pé é bastante divertido. Basta tirar as meias, colocar um lápis no meio dos dedos do pé e desenhar. É praticamente difícil fazer um traço certo com os pés. Devo lembrar que as brincadeiras aqui sugeridas são para fins de recreação, ou seja, não há necessidade do desenho ficar perfeito.

desenhos-olhos-vendados

3) DESENHAR DE OLHOS VENDADOS  

Esta foi uma das primeiras brincadeiras que realizei com meus alunos. Tape os olhos da criança, coloque um lápis em suas mãos e posicione o mesmo para o papel. O objetivo da brincadeira é fazer um desenho livre com os olhos vendados. O resultado do desenho fica bastante divertido.

desenho-cadeira

4) DESENHAR EM BAIXO DA CADEIRA

Coloque uma folha embaixo de uma mesa -ou cadeira- e peça para a criança faça um desenho livre em uma posição bastante diferente da habitual. A única dica é que não utilize uma borracha, pois o pó produzido pode entrar nos olhos.

One Comments

  • Susana julho 17, 2017 Reply

    Maravilhoso, aprovadíssimo!!!!

Deixe uma resposta